De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria e auditoria EY, intitulada Global Reporting and Institutional Investor Survey, a agenda ESG (Environmental, Social and Governance) 99% dos investidores utilizam as práticas de ESG das empresas como parte de suas decisões de investimento.
A pesquisa ouviu mais de 1.000 líderes financeiros seniores e 320 investidores. O levantamento aponta que 78% acreditam que as empresas devem fazer investimentos que abordem questões ESG relevantes para seus negócios, mesmo que isso reduza os lucros no curto prazo.
No entanto, a pesquisa também apontou desafios enfrentados por empresas e investidores. Mais da metade das grandes empresas pesquisadas relataram sentir pressões de ganhos de curto prazo por parte dos investidores, o que impede investimentos de longo prazo em sustentabilidade.
Já 80% dos investidores entrevistados afirmaram que muitas empresas não conseguem articular adequadamente a justificativa para investimentos de longo prazo em sustentabilidade, o que pode dificultar a avaliação do investimento.