Marketing sensorial trata-se de um conjunto de estratégias em volta do universo das marcas, onde é possível conferir a elas um maior envolvimento emocional do público-alvo. Hoje, convido Addison Araújo, Head de Criação, para trazer maiores explicações e insights sobre o assunto.
Sua marca tem som? E cheiro, tem? Qual é a temperatura da sua marca? Por que isso é importante? Vamos por partes. Marketing sensorial nada mais é do que definir e conferir novas características que estimulem os sentidos do seu consumidor. Por exemplo, na sua opinião, a marca Havaianas é quente ou fria? Muitas vezes associada ao verão, dia, férias, praia e Sol, não é difícil associar a marca de chinelas com uma temperatura mais quente. Todas as marcas bem construídas possuem personalidades que podem ir muito além de uma cor, um nome e uma forma.
O Marketing Sensorial (também chamado de Marketing de Experiência) deriva do Neuromarketing, campo de estudo recente do marketing que estuda a essência do comportamento do consumidor. Todos sabemos que a decisão que leva alguém a consumir algo é realizada para além do racional. O ato da compra vem de uma soma de estímulos emocionais e sensoriais, conscientes e inconscientes. O Marketing Sensorial vem para envolver melhor o seu cliente, concedendo mais força para o seu negócio.
Você já deve ter passado na frente de uma loja de perfumaria e sentido um cheiro gostoso e amadeirado. Ou aquele cheirinho doce na frente da lanchonete de chocolates artesanais. Até mesmo lojas de bolsas podem levar o seu cérebro a associá-la com o cheiro de hidratante perfumado para couro – já que seu principal produto é feito deste material.
Tudo isso atribui um grande poder de lembrança para a sua marca. Quem nunca lembrou da casa da avó ou da mãe com o cheiro de café? Você pode assinar os seus vídeos, reels, stories e VTs com uma vinheta musical e o seu consumidor sempre irá associar aqueles tons a você. E não para por aí, uma boa música também vai diminuir a sensação de espera em uma fila, pode dar confiança para as pessoas que estão experimentando roupas para se sentirem mais bonitas e comprarem com você. Até mesmo biscoitinhos no formato do ícone que você usa no seu logo pode fazer a mente do seu cliente relacionar o seu serviço com sensações como alívio, doçura, cuidado e afeto.
Crie todo um universo sensorial para o seu negócio e perceba o impacto dessa estratégia nas suas vendas.
*Artigo de Opinião – Por Marcus Vinícius Saraiva, sócio-fundador das empresas Ipanema Comunicação, Cordel Ventures e BD Innovation Hub, Diretor de Inovação da CDL Jovem Fortaleza.