A Caaobi Certificadora oferece uma solução para o mercado de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA). A certificação PSA garante que os projetos de conservação da vegetação nativa no Brasil possam gerar retorno financeiro para os envolvidos; além de contribuir diretamente para o fortalecimento da bioeconomia nacional. A certificadora também facilita o uso desses projetos como lastro para a emissão de Cédula de Produto Rural Verde.
A Importância da Certificação PSA no Brasil
A Caaobi Certificadora surgiu para atender desenvolvedores de projetos de créditos de carbono no mercado voluntário. A certificação PSA pode ser aplicada em diversas regiões, pois seu padrão foi desenvolvido com base em uma pesquisa técnica que respeita as características ambientais e socioeconômicas de cada área do Brasil.
Esse processo também democratiza o mercado de carbono, incluindo pequenos e médios proprietários de terra. Dessa forma, a Caaobi promove a inserção de diferentes perfis de proprietários no mercado verde, gerando reconhecimento pelo trabalho de preservação das florestas nativas.
Benefícios da Preservação e Certificação
Além dos ganhos financeiros, a certificação de projetos PSA pela Caaobi destaca-se pelos benefícios ambientais. A conservação das florestas promove uma série de serviços ecossistêmicos, como a preservação da biodiversidade, a regulação do clima e a proteção dos recursos hídricos. Esses serviços são essenciais para o bem-estar ambiental e social das comunidades.
Vanessa Mantovani, Gestora de Projetos de Créditos de Carbono da Caaobi, comenta que a certificação traz segurança para a preservação das florestas. Segundo ela, os projetos certificados incentivam os proprietários a manter suas florestas em pé, garantindo inúmeros benefícios, principalmente no que diz respeito à conservação do solo e à moderação de eventos climáticos extremos.