O presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, afirmou durante uma coletiva de imprensa na terça-feira (14) que o setor de turismo no Brasil vai focar na sustentabilidade ambiental para fortalecer a presença do país no mercado turístico mundial. Segundo Freixo, a preservação das florestas e a responsabilidade climática são fundamentais para atrair visitantes, já que ninguém quer visitar um país que destrói suas florestas.
A declaração foi feita durante o relançamento da Marca Brasil, que agora passa a usar a antiga logomarca, usada entre 2005 e 2019, inaugurando uma nova estratégia de reposicionamento da imagem do país. Freixo destacou que a marca não pertence ao governo e que é um recado que o Brasil está dando, não um governo ou outro. A ideia é afastar associações indesejadas, como a antiga logomarca que foi considerada por muitos como uma associação do turismo à exploração sexual.
Além disso, Freixo ressaltou que o turismo representa atualmente 8% do Produto Interno Bruto (PIB) e que esse impacto pode ser ainda maior. Ele defendeu que o turismo pode ser uma atividade sustentável e inclusiva em áreas de conflito socioambiental, como o enfrentado pela presença do garimpo ilegal no território indígena Yanomami, em Roraima.
O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, também presente no evento, destacou que não é possível desvincular a imagem do país ao seu papel na preservação e promoção do meio ambiente em escala global. Ele argumentou que o turismo interno e internacional depende de uma marca do país que esteja associada a preservação ambiental e promoção da diversidade cultural.
Por fim, Marcelo Freixo anunciou a criação de uma equipe na Embratur para atuar na área de inteligência em turismo e produzir dados confiáveis sobre a presença estrangeira no país. Ele destacou que não é possível desenvolver políticas públicas sem informações de qualidade. O objetivo é disponibilizar informações qualificadas para a imprensa e para o público em geral.