Nos últimos anos, a digitalização do agronegócio no Brasil tem se destacado como uma tendência, considerando que o setor é uma das principais forças econômicas do país. De acordo com a pesquisa de Agricultura Digital no Brasil, realizada pela Embrapa, Sebrae e INPE, 84% dos agricultores brasileiros já utilizam ao menos uma tecnologia digital como ferramenta de apoio na produção agrícola.
O estudo, que contou com a participação de mais de 750 pessoas da área, entre produtores rurais, empresas e prestadores de serviço, aponta que 40% dos entrevistados utilizam a internet como canal de compra e venda. As inovações tecnológicas têm se mostrado fundamentais para manter a competitividade do país no mercado global.
O Brasil vem liderando o processo de digitalização no agronegócio, segundo um estudo realizado pela McKinsey e apresentado em 2021 pelo instituto Insper e o Cebri. A pesquisa também revelou que o agricultor brasileiro foi um dos profissionais que mais utilizou meios digitais em suas atividades no ano de 2020, passando de 36% para 46% com a chegada da pandemia.
Renata Elmor, especialista da BSales, destaca que o agronegócio é uma das áreas mais abertas e propensas a digitalizar suas operações no Brasil atualmente. “Os gerentes comerciais já entendem que o vendedor de porta em porta tem um custo muito alto para as empresas, e que o digital consegue chegar em propriedades rurais que uma pessoa pode ter dificuldade”, analisa. “Não que o vendedor seja descartado, mas o digital ajuda a abrir as portas de novas propriedades para o profissional, focando em visitas agendadas e programação de rotas”, completa Elmor.
Na visão da especialista da BSales, a tecnologia no agronegócio tem como objetivo gerar mais praticidade e facilidade na hora de executar tarefas que podem ser automatizadas. “Os avanços tecnológicos aceleram a criação de novos processos de produção, gestão e aumentam a competitividade do setor”, destaca. Segundo Elmor, na gestão comercial existem muitos softwares desenvolvidos especialmente para o agronegócio, como os CRMs (Customer Relation Management) para departamento comercial, que possibilitam mais controle dos times de venda e ajudam a empresa a entender o desempenho das atividades em geral.









