Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Ex-ministro das Comunicações é liberado de quarentena e vai trabalhar no BTG Pactual, gerando conflito de interesses

(Foto: Facebook Fabio Faria)

O potiguar Fábio Faria (PP), ex-ministro das Comunicações, vai trabalhar na empresa BTG Pactual, mesmo após ter sido obrigado a cumprir o período de quarentena para quem ocupa altos cargos no setor público em áreas estratégicas. Segundo o jornal Estadão, Faria foi liberado pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República, cujos cargos ainda são ocupados por indicados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com a reportagem, Faria ocupará um cargo na área de relações institucionais do BTG, que é o principal acionista da V.tal, empresa de fibra ótica comprada junto à OI, e que está em processo de recuperação judicial. No entanto, há um claro conflito de interesses entre o cargo que Fábio Faria ocupou no Governo Federal e os interesses do BTG.

Apesar disso, a comissão estabeleceu que Fábio Faria não poderá se envolver em trabalhos relacionados à área de comunicações do BTG. A Lei n.º 12.813, de 2013, determina que ex-ministros devem cumprir um período de seis meses antes de trabalhar em áreas conflitantes com os cargos que ocuparam anteriormente. Durante esse período, eles têm direito a uma remuneração compensatória no mesmo valor dos ministros que estão em exercício no cargo.

Além de Fábio Faria, Bruno Bianco (ex-AGU) também foi liberado para trabalhar no BTG, e Caio Paes de Andrade (ex-presidente da Petrobras) assumiu a Secretaria de Gestão no Governo de São Paulo.

 

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas