A Helexia, empresa francesa de energia elétrica, conseguiu um financiamento de 90 milhões de reais do BNDES para seus primeiros projetos de geração distribuída de energia solar no Brasil.
A empresa planeja construir uma carteira total de 110 megawatts-pico (MWp) ao longo do ano, com suas primeiras usinas somando 25 MWp de potência, que serão desenvolvidas nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Rondônia.
Os investimentos totais somam 150 milhões de reais e fazem parte de um contrato de fornecimento de energia para subsidiárias da Telefônica Vivo. O acordo ainda prevê a construção de cerca de 60 MWp em usinas solares em outras fases.
A Helexia é especializada em negócios relacionados à transição energética e está de olho em outras oportunidades de atuação na área, como a autoprodução de energia em grandes parques e a geração solar em estacionamentos com tetos solares, conhecidos como “carports”. A empresa pretende atender principalmente clientes corporativos no modelo B2B, mas não descarta trabalhar com clientes finais no futuro.
A geração distribuída de energia solar é uma modalidade que abrange desde telhados solares em residências até pequenas usinas, com até 5 megawatts (MW) de potência, para abastecer o consumo de empresas. Atualmente, o segmento soma 18 GW de potência no país e tem sido responsável por impulsionar a fonte solar no Brasil.









