Nos próximos anos, a cidade de Franco da Rocha, localizada a 40 quilômetros da capital paulista, tem potencial para se tornar um novo polo de condomínios de galpões logísticos.
O principal diferencial da cidade é a sua localização, que a torna próxima ao principal mercado consumidor do país, o que atrai empresas de comércio online em busca de entregas rápidas.
Esse mesmo fator foi o que fez da vizinha Cajamar ser conhecida como a “Faria Lima dos galpões”, com mais de 10% dos condomínios do país. Contudo, o rápido crescimento de empreendimentos em Cajamar esgotou os terrenos mais atrativos, tornando-os caros, problemáticos em termos de geologia ou situados em áreas de preservação. Assim, a expansão para Franco da Rocha se torna natural.
O desenvolvimento das vizinhas Franco da Rocha e Cajamar no setor de galpões logísticos lembra o movimento entre a avenida Faria Lima e o vizinho Largo da Batata, onde há uma grande oferta de áreas disponíveis e grandes empreendedores investindo na região.
Até o final de 2022, apenas 4,7% do estoque de condomínios da região de Cajamar estavam em Franco da Rocha. No entanto, para este ano, estima-se que dos 556 mil m² de novos galpões para a região de Cajamar, Franco da Rocha ficará com 40%. Em 2024, dos 550 mil m² de novos condomínios, Franco da Rocha terá mais de 80% e Cajamar 20%, de acordo com a SDS.

								
											








