A M. Dias Branco, empresa líder no segmento de alimentos no Brasil, está capacitando seus vendedores e promotores de venda de forma inovadora e imersiva. Desde julho de 2021, cerca de 2.500 profissionais já foram treinados no conceito de “Loja Perfeita”, que estabelece um novo padrão de execução dos produtos no ponto de venda.
A companhia criou um ambiente virtual coletivo no Metaverso, onde os participantes são guiados por um avatar 3D customizado em atividades didáticas e atrativas. A Loja Perfeita é a primeira loja dedicada exclusivamente para treinamento voltado para o varejo.
Mauro Alarcon, diretor de Tecnologia de Informação da M. Dias Branco, destaca que o projeto da Loja Perfeita é uma iniciativa que treina adequadamente vendedores e promotores de venda de maneira democrática e acessível a todos, sem a necessidade de óculos 3D e com facilidade de acesso via smartphone.
Atualmente, há quatro módulos de treinamento disponíveis, com mais de 12.500 horas de capacitação da equipe comercial. O primeiro módulo apresenta a execução básica e indicadores, enquanto o segundo é focado em canais e no entendimento do shopper. O terceiro módulo apresenta o Metaverso da Loja Perfeita e o quarto é focado em benchmarking e business.
A M. Dias Branco é pioneira no uso do Metaverso no treinamento de profissionais de vendas e contou com o apoio da 4Dmais, empresa especializada em tecnologias imersivas, para criar o ambiente virtual. Segundo Kedma Tolentino, CEO da 4Dmais, todo o ambiente é interconectado com a realidade da empresa, seja para a compra de produtos ou capacitação dos promotores de venda responsáveis pela disposição dos produtos da M. Dias Branco nas gôndolas.
Felipe Rama, Head de Trade Marketing da M. Dias Branco, destaca que houve ganhos também para os varejistas. Com a execução estratégica e aprimorada, a venda se torna mais qualificada, baseada no comportamento do consumidor. Ele ressalta que, além da formação profissional, o treinamento oferecido pela M. Dias Branco permite a identificação das dificuldades de entendimento e dos desafios dos profissionais, seja por canal, estado e até mesmo região do Brasil.
O próximo passo será incluir no sistema a categoria de saudabilidade, por conta das últimas aquisições realizadas pela companhia (Latinex e Jasmine), e uma possível democratização e expansão do conceito da Loja Perfeita para capacitação de pequenos varejos e da equipe de vendas indiretas, liderada pelos distribuidores.