Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), os planos de saúde foram responsáveis por 27,9% das reclamações registradas no ano passado, mantendo a liderança pelo segundo ano consecutivo. Essa é a nona vez, nos últimos dez anos, que os planos de saúde lideram o ranking. Em 2020, durante o primeiro ano da pandemia do novo coronavírus, os serviços financeiros ocuparam o primeiro lugar no ranking de reclamações, tirando os planos de saúde do topo da lista.
A principal queixa em relação aos planos de saúde em 2022 foram dúvidas e reclamações sobre contratos, representando 27,4% das reclamações. Em seguida, falta de informação (18,1%) e reajustes (13,7%) foram os principais motivos de queixa.
Em segundo lugar no ranking estão os serviços financeiros, responsáveis por 21,2% dos registros de reclamações. A maioria dessas queixas se refere à segurança das transações bancárias e golpes (20,1%), seguida por reclamações referentes a cláusulas contratuais (11,4%).
Esses dados foram divulgados pelo Idec em seu relatório anual sobre as principais reclamações dos consumidores. O Idec é uma organização não governamental que atua na defesa dos direitos dos consumidores brasileiros.