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Planos de saúde lideram ranking de reclamações no Idec pelo segundo ano consecutivo

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), os planos de saúde foram responsáveis por 27,9% das reclamações registradas no ano passado, mantendo a liderança pelo segundo ano consecutivo. Essa é a nona vez, nos últimos dez anos, que os planos de saúde lideram o ranking. Em 2020, durante o primeiro ano da pandemia do novo coronavírus, os serviços financeiros ocuparam o primeiro lugar no ranking de reclamações, tirando os planos de saúde do topo da lista.

A principal queixa em relação aos planos de saúde em 2022 foram dúvidas e reclamações sobre contratos, representando 27,4% das reclamações. Em seguida, falta de informação (18,1%) e reajustes (13,7%) foram os principais motivos de queixa.

Em segundo lugar no ranking estão os serviços financeiros, responsáveis por 21,2% dos registros de reclamações. A maioria dessas queixas se refere à segurança das transações bancárias e golpes (20,1%), seguida por reclamações referentes a cláusulas contratuais (11,4%).

Esses dados foram divulgados pelo Idec em seu relatório anual sobre as principais reclamações dos consumidores. O Idec é uma organização não governamental que atua na defesa dos direitos dos consumidores brasileiros.

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