Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Consumo de carne cai 67% no Brasil, aponta levantamento

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Um levantamento realizado pelo The Good Food Institute Brasil (GFI Brasil) indicou que o consumo das carnes bovina, suína, de frango e de peixe caiu 67% entre os brasileiros na sua última pesquisa em 2022, em relação ao ano anterior. Essa queda ocorreu diante do impacto dos preços mais altos dos produtos e da busca por hábitos mais saudáveis, que passam por maior adoção das proteínas de origem vegetal.

Segundo a pesquisa, mais da metade (52%) dos brasileiros reduziu o consumo de carne nos últimos 12 meses por escolha própria. Além disso, praticamente dois em cada três consumidores (65%) consomem alguma alternativa vegetal (legumes, grãos, frutas) em substituição aos produtos de origem animal pelo menos uma vez por semana, enquanto no ano anterior esse percentual era de 59%.

As mudanças de hábitos alimentares estão relacionadas a uma variedade de fatores, como preocupações com o meio ambiente, bem-estar animal, influência familiar, motivações religiosas ou espirituais e condições clínicas. De acordo com a nutricionista Fernanda Larralde, especializada em Nutrição Esportiva, Saúde da Mulher e Fitoterapia, formada em Coaching Nutricional e parceira da Bio Mundo (rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, referência em oferecer saúde e bem-estar), é importante lembrar que cada dieta tem seu valor e peso individual.

Ao passar para uma dieta mais restrita em relação à carne, a pessoa precisa ter um acompanhamento nutricional para compensar esses nutrientes e fazer uma suplementação adequada. Porém, a escolha por parar de comer carne pode contribuir para reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, emagrecimento, diminuição do colesterol, melhora da microbiota intestinal, entre outros.

Para substituir a carne, alimentos como a soja, o tofu, ervilha, grão-de-bico, feijão, lentilha, amêndoa e cereais em geral são importantes para compor um prato nutritivo. Além disso, a especialista diz que é importante incluir cereais integrais, hortaliças, cogumelos, algas e gorduras saudáveis como a do azeite de oliva, sementes e oleaginosas.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas