O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, afirmou nesta segunda-feira (20) que a venda de participações societárias não deve ser realizada em momentos de crise internacional. Ele enfatizou que os ativos devem ser vendidos quando estiverem valorizados.
Mercadante explicou que, em um cenário de incerteza econômica, como o atual, a maioria das ações da Bolsa caiu, as economias mundial e brasileira não estão lançando IPOs ou títulos para financiar. Ele ainda ressaltou que qualquer desinvestimento deve ser realizado com muita prudência.
O presidente do BNDES destacou que os investimentos feitos pelo BNDESPar, o braço de participações societárias do banco, foram bem aplicados e cresceram mais que o dobro do Ibovespa de 2000 até hoje. No entanto, ele acredita que o BNDES não deve ser acionista de empresas maduras.
Durante a abertura da conferência Estratégias de Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI, que acontece até esta terça-feira (21) na sede do banco, Mercadante reforçou que o BNDES não deve mais ser usado como fonte de financiamento do Tesouro. Ele afirmou que o papel do banco é financiar a economia, o pequeno empresário, a indústria, o crescimento e a geração de empregos.









