Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Mercado fonográfico brasileiro cresce 15,4% em 2022, liderado pelo streaming

(Foto: Karolina Grabowska/Pexels)

O mercado fonográfico brasileiro apresentou um crescimento de 15,4% em 2022 em comparação ao ano anterior, de acordo com um relatório divulgado pela Pro-Música, entidade que representa as principais gravadoras e produtoras fonográficas do país. O resultado é equivalente a uma arrecadação de R$ 2,526 bilhões, colocando o Brasil como o nono maior mercado mundial no consumo de música.

O relatório aponta que o streaming foi responsável por 86% da arrecadação, enquanto as mídias físicas, como CDs, vinis e DVDs, responderam por apenas 0,5%. Os royalties pagos por execuções públicas de músicas e downloads também fizeram parte da arrecadação. Este é o sexto ano consecutivo de crescimento do mercado.

O presidente da Pro-Música Brasil, Paulo Rosa, destaca que tanto as receitas decorrentes de subscrições às plataformas quanto aquelas geradas por publicidade têm crescido consistentemente. Ele se refere a serviços como Spotify, Deezer, Apple Music, Youtube Music, Napster, Amazon Music e outros.

Além disso, o relatório também apresenta a lista das 200 músicas mais tocadas no país no ano passado. A liderança ficou com a versão ao vivo de “Mal Feito”, dos sertanejos Hugo & Guilherme em parceria com Marília Mendonça. Em segundo lugar, aparece a mistura de rap e funk “Malvadão 3”, gravada por Xamã, Gustah e Neo Beats. E no terceiro lugar, Mendonça volta em uma participação em “Vai Lá em Casa Hoje”, de George Henrique & Rodrigo, mostrando a resiliência de sua presença na música mesmo após ter morrido num acidente de avião em 2021, aos 26 anos. A lista completa das músicas mais tocadas está disponível no site da Pro-Música.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas