O setor de varejo registrou uma queda de 0,7% em fevereiro de 2023, após 15 meses seguidos de crescimento, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), em termos nominais. Especialistas atribuem essa retração ao impacto do Carnaval. Ana Carolina Souza, gestões de negócios e especialista em varejo do Economic News Brasil, destaca a importância das entidades representativas do setor na promoção de campanhas de descontos e outras ações para impulsionar as vendas e fortalecer a economia.
No que diz respeito aos setores, o macro setor de bens duráveis e semiduráveis apresentou queda de 7,3%, enquanto bens não duráveis e serviços experimentaram alta de 1,7% e 0,9%, respectivamente. Materiais de construção foram o segmento que mais contribuiu para a retração. Por outro lado, o segmento de drogarias e farmácias voltou a crescer após um janeiro atípico, colaborando para o crescimento de bens não duráveis. O segmento de serviços, turismo e transporte foi o que mais ajudou o macrossetor.
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, registrou alta de 0,84% em fevereiro, com acumulado de 5,60% nos últimos 12 meses, influenciado principalmente pelo grupo de educação e seguido de saúde e cuidados pessoais. Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do varejo ampliado acumulada em 12 meses em fevereiro foi de 7,49%, desacelerando em relação ao índice registrado no mês anterior.
Analisando por regiões, os resultados do ICVA deflacionado e com ajuste de calendário em relação a fevereiro de 2022 foram: Sul (3,7%), Norte (2,9%), Nordeste (2,3%), Centro-Oeste (1,7%) e Sudeste (1,0%). Já pelo ICVA nominal, as regiões Sul (10,8%), Sudeste (10,6%), Norte (8,3%), Nordeste (7,9%) e Centro-Oeste (7,6%) tiveram destaque no período.
Apesar da retração em fevereiro, especialistas acreditam na recuperação do setor nos próximos meses, com a retomada das atividades e a continuidade das campanhas promocionais e iniciativas das entidades representativas do setor para impulsionar as vendas e o consumo. A atuação dessas entidades é fundamental para estimular as vendas e garantir a sustentabilidade do mercado varejista como um todo.
Ainda de acordo com a especialista, campanhas promocionais e ações estratégicas são fundamentais para estimular a demanda e impulsionar a inovação, contribuindo para a sobrevivência e sucesso das empresas no setor varejista. Ela destaca a importância de estimular a concorrência por meio de fatores como melhor atendimento, melhor preço ou quantidade de itens comprados, o que sempre é benéfico para os consumidores e para os comerciantes.









