A Unlearn.AI, proprietária de uma plataforma de aprendizagem de máquina que cria perfis de “gêmeos digitais” de pacientes em ensaios clínicos, levantou 15 milhões de dólares para expandir parcerias e acelerar a aprovação regulatória, disse a empresa à Reuters.
O investimento da Radical Ventures e da Wittington Ventures avaliou a startup em 265 milhões de dólares. A diretora de tecnologia da OpenAI, Mira Murati, está se juntando ao conselho da startup.
Usando a inteligência artificial generativa, a Unlearn cria gêmeos digitais para acelerar os testes clínicos de medicamentos por meio de suas redes neurais. Se for bem-sucedido, o software da empresa poderá reduzir os custos para os desenvolvedores de medicamentos, substituindo os pacientes que recebem um placebo e reduzindo o número de inscrições necessárias para ensaios clínicos.
A plataforma já obteve a aprovação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) em setembro para usar sua abordagem orientada por inteligência artificial para conduzir ensaios clínicos menores e mais rápidos, além de fechar vários acordos multimilionários com empresas farmacêuticas.
Com o financiamento recém-arrecadado, a Unlearn pretende expandir ainda mais sua aprovação regulatória e parcerias na área da saúde. A startup já arrecadou um total de 85 milhões de dólares de investidores, incluindo Insight Partners, 8VC e Mubadala Ventures.









