Os maiores produtores de leite do Brasil registraram um aumento de 14% na venda aos laticínios em 2022 em comparação com o ano anterior, totalizando 240,7 milhões de litros de leite.
Os dados foram divulgados pela consultoria MilkPoint Ventures, que apresentou o ranking Milkpoint Top 100 2023. Os maiores produtores estão concentrados em São Paulo, Paraná e Minas Gerais, sendo que a Fazenda Colorado, de Araras (SP), lidera a lista com a produção de 33,8 milhões de litros de leite no ano passado.
Embora o Brasil esteja em sexto lugar entre os maiores produtores globais de leite, a produção ainda é bastante desigual, com fazendas altamente tecnológicas de um lado e produtores com dificuldades em alcançar uma escala mínima de rentabilidade do negócio.
O ranking Milkpoint Top 100 deste ano mostrou uma produção de 975 milhões de litros de leite entregues aos laticínios em 2022, um aumento de 4,7% em comparação com o ranking anterior.
Embora 58% dos produtores tenham considerado a rentabilidade da atividade leiteira melhor do que no ano anterior, o aumento dos custos de produção permanece como um desafio para toda a cadeia produtiva do agro.