Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Noxis Energy propõe refinaria verde no complexo do Pecém

A Noxis Energy está transformando o Complexo do Pecém com uma refinaria verde inovadora que irá eliminar poluição e aumentar a produção de combustíveis sustentáveis. Com um investimento de US$ 400 milhões, o projeto coloca o Ceará como referência em sustentabilidade e inovação. Veja como a tecnologia de captura de carbono pode mudar o setor energético e quais são os próximos passos dessa iniciativa.
O Governo do Ceará firmou um pré-contrato com a Noxis Energy em 2022. Foto: Divulgação

Representantes da Noxis Energy visitaram, na última terça-feira, 20, a Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA) para apresentar detalhes do projeto de instalação de uma nova refinaria no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante. A proposta inclui uma refinaria com captura de carbono, alinhada às diretrizes de sustentabilidade.

Segundo Vilma Freire, secretária da pasta, o projeto visa construir uma refinaria verde com tecnologia de captura de carbono, eliminando emissões de gases poluentes. Além disso, a refinaria impulsionará a produção de combustíveis verdes e fortalecerá a cadeia produtiva local, com impacto direto no mercado de energia sustentável.

Estudo Ambiental e Processo de Aprovação

Carlos Alberto, da Superintendência do Meio Ambiente do Ceará (SEMACE), destacou que a Noxis Energy já protocolou o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima), documentos essenciais para a análise técnica. “Uma audiência pública será realizada para ouvir a sociedade, e o projeto seguirá para avaliação do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) após a consolidação dos pareceres”, explicou.

O Governo do Ceará firmou um pré-contrato com a Noxis Energy em 2022, assegurando um investimento de US$ 400 milhões. Este valor será destinado à construção e desenvolvimento da refinaria no Complexo do Pecém, dentro da Zona de Processamento de Exportação (ZPE).

Impactos Econômicos e Produção da Refinaria no Complexo do Pecém

Com uma área de 106 hectares localizada a 9,6 quilômetros do Porto do Pecém, a refinaria promete gerar 150 empregos diretos e 3 mil indiretos. O principal produto será o óleo combustível marítimo (bunker), com capacidade inicial de refino de 50 mil barris por dia. Quando plenamente operacional, a produção anual deverá atingir 1,5 milhão de toneladas de combustível.

Esse projeto reforça a posição do Ceará como referência em sustentabilidade e inovação no setor industrial. Com a aprovação final, a refinaria será um marco na transição para energias limpas e na atração de investimentos estratégicos para a região.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas