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Música latina bate recorde de receita nos Estados Unidos em 2022

(Foto: Karolina Grabowska/Pexels)

A música latina atingiu um recorde de US$ 1,1 bilhão em receita nos Estados Unidos em 2022, segundo a RIAA (Associação Americana da Indústria de Gravação). O gênero musical teve um aumento anual de 24% e elevou sua participação no mercado de 5,9% para 6,9%.

A RIAA atribui esse crescimento à abertura para novos artistas, músicas e formas de ouvir. Grandes gravadoras e artistas latinos se aproximaram mais dos fãs e superaram barreiras linguísticas, enquanto os mais de 60 milhões de latinos que vivem nos Estados Unidos também são significativos para esses números.

O streaming representou a maior alta de arrecadação, com um aumento de 25% para US$ 1,06 bilhão. Vinil e CD somaram US$ 9,1 milhões e US$ 3,1 milhões, respectivamente.

Alguns artistas, como Bad Bunny, Ozuna e J. Balvin, contribuíram significativamente para esses números. Bad Bunny foi o artista mais tocado no Spotify global por três anos consecutivos e seu álbum “Un Verano Sin Ti” foi o segundo totalmente em espanhol a alcançar o primeiro lugar na parada Billboard 200.

Outras estrelas como Ozuna e J. Balvin acumulam visualizações de bilhões no YouTube, enquanto a colombiana Karol G foi coroada como a artista global mais vista do canal Vevo.

Os anúncios de música latina em serviços como YouTube, Vevo e Spotify gratuito foram os que mais tiveram fluxo sob demanda, aumentando em 24% no ano passado em relação a 2021, para US$ 230 milhões. Esta categoria respondeu por 21% das receitas totais, contra 11% na indústria em geral.

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