Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Curitiba dá início aos testes de ônibus elétrico da BYD em seu transporte coletivo

Foto: Hully Paiva/SMCS

Com o objetivo de reduzir a emissão de poluentes e contribuir para a sustentabilidade, a cidade de Curitiba iniciará, na próxima sexta-feira (28/4), uma série de testes com ônibus elétrico da fabricante chinesa BYD. O modelo articulado circulará, sem passageiros, pelas rotas das linhas Interbairros II, Inter 2 e no Eixo Leste/Oeste durante 30 dias, podendo ser prorrogado por até 30 dias adicionais.

Este teste faz parte de um plano de eletromobilidade do município, que inclui a avaliação de veículos elétricos de outras seis empresas cadastradas – Eletra, Volvo, Mercedes, Higer e Marcopolo – até outubro. Os resultados servirão de base para a elaboração do edital de compra dos primeiros ônibus elétricos, que deverão integrar a frota municipal em 2024 e trafegar pelas linhas Inter II, Interbairros 2 e Eixo Leste Oeste, transportando cerca de 370 mil pessoas por dia.

Foto: Hully Paiva/SMCS

Os ônibus elétricos, que não emitem CO2 e ruídos, são considerados o futuro da mobilidade urbana. Curitiba tem como meta ter 33% de sua frota de ônibus operando com emissão zero até 2030, chegando a 100% em 2050, como parte do Plano de Ação Climática (PlanClima), alinhado às ações globais de sustentabilidade.

O prefeito Rafael Greca destaca a importância da migração para a matriz elétrica: “O futuro do transporte coletivo é elétrico. Vamos iniciar os testes e criar nosso programa de aquisições de ônibus elétricos para as linhas Inter II, o Interbairros II e o eixo Leste-Oeste”.

O teste técnico do ônibus BYD será realizado sem passageiros, devido ao posicionamento das portas de embarque, que estão do lado esquerdo e não direito, como exige a operação no transporte coletivo local. Para simular o peso dos passageiros, o veículo será carregado com bombonas de água.

O modelo D11B possui carroceria Marcopolo, capacidade para 170 passageiros, autonomia de 250 quilômetros e tempo de carregamento de bateria em quatro horas. Durante os testes, doze motoristas, incluindo duas mulheres, serão treinados para conduzir o ônibus.

A BYD, presente no Brasil desde 2015, afirma que cada ônibus elétrico evita a emissão de 118,7 toneladas de CO2 por ano, o equivalente ao plantio de 847 árvores por veículo.

Os testes avaliarão o consumo de energia, autonomia, níveis de ruídos e desempenho do ônibus em variadas topografias. A fase de testes faz parte do Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba, iniciado em 2018, com apoio de instituições como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do New Development Bank (NDB).

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas