A General Motors do Brasil anunciou que participará do desenvolvimento global de veículos elétricos. A empresa irá contribuir com o desenvolvimento do Equinox EV e do Blazer EV em seu centro tecnológico em São Caetano do Sul e no campo de provas de Indaiatuba, em São Paulo. Os veículos serão lançados ainda neste ano e as primeiras vendas ocorrerão nos Estados Unidos.
De acordo com Santiago Chamorro, presidente da montadora para a América do Sul, a participação no desenvolvimento faz parte dos R$ 10 bilhões de investimentos anunciados em 2019 e previstos para serem consumidos até 2025. Ele ainda afirmou que a GM do Brasil não produzirá baterias para os veículos elétricos, devido ao tamanho do mercado brasileiro para esses veículos não justificar a produção de baterias aqui.
Chamorro defendeu o desenvolvimento de veículos elétricos, citando pesquisas realizadas pela montadora que indicam que 86% dos clientes gostariam de ter um veículo mais sustentável. Ele também questionou a proposta de algumas montadoras de elaborar um carro híbrido com características populares, que teria vantagens fiscais para atender à população de renda menor. Segundo ele, os clientes preferem veículos mais sofisticados, tecnológicos e seguros.
O anúncio mostra que a GM permanece em sua estratégia de passar diretamente dos carros à combustão para os elétricos, sem fazer como diversos concorrentes que vêm lançando veículos híbridos. Chamorro afirmou que os custos de abastecimento e de manutenção são menores no longo prazo, e que o cliente só precisa aprender a fazer essa conta.
O executivo também afirmou que vem conversando com empresários do setor de distribuição de combustíveis e diz ter encontrado mais interesse do que antes na oferta de recarga de carros elétricos em postos de gasolina. Segundo ele, faz sentido oferecer um serviço que mantenha o cliente no posto por 30 ou 40 minutos, pois nesse período ele pode consumir um produto ou serviço que proporciona uma margem muito maior.