O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a aquisição da operadora Sistemas Plano de Saúde pela Hapvida, em uma operação no valor de R$ 120 milhões. Essa é a primeira compra realizada pelo grupo após a fusão com a NotreDame Intermédica ter sido aprovada em fevereiro de 2022.
Com a incorporação da Sistemas Plano de Saúde, que possui 77 mil usuários e faturamento de R$ 79 milhões, a Hapvida pretende ampliar seu crescimento em São Paulo e em outras cidades da região metropolitana, como Osasco, Guarulhos, Embu e Cotia.
A análise do Cade incluiu a avaliação de possíveis sobreposições horizontais em mercados relevantes de planos de saúde médico-hospitalares e serviços médico-hospitalares, bem como integração vertical entre os mercados de planos de saúde médico-hospitalares, serviços médico-hospitalares e mercado de serviços de apoio à medicina diagnóstica. Ainda assim, não foram encontrados riscos de exercício de poder de mercado.
A operação poderá ser questionada pelo Tribunal nos próximos 15 dias por algum concorrente ou conselheiro. Caso isso não ocorra, a aquisição será definitivamente aprovada.