Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Viasat lança satélite para conectar pessoas desconectadas à internet

Satélite orbitando
Imagem:Internet

A empresa americana Viasat lançará na noite desta quarta-feira (26) o satélite ViaSat-3 Americas, com o objetivo de conectar parte dos 2,7 bilhões de pessoas desconectadas ou com má conexão à internet no mundo.

Esse é o primeiro dos três satélites de produção própria que a empresa lançará nos próximos meses. Com cobertura quase global, a constelação permitirá voar de São Paulo a Dubai, da Austrália aos Estados Unidos e do Canadá à Argentina sem se desconectar da internet.

A internet via satélite é uma forma de conexão que beneficia regiões distantes de grandes centros ou com pouca infraestrutura de telecomunicações. Nessas áreas, internet móvel e fibra óptica ou não existem ou são de qualidade inferior.

Na internet a cabo, mais comum em grandes centros, as trocas de dados entre provedor e usuário são feitas por terra e mar. Já nos satélites, a conexão é feita pelo ar, com antenas e receptores, como internet móvel e TV, mas a frequências maiores.

O ViaSat-3 Americas cobrirá todo o continente americano e deve entrar em operação no mercado brasileiro no segundo semestre.

O satélite tem capacidade de banda de 1 Tbps cerca de 1.000 Gbps, o maior do mundo nesse quesito.

Além disso, uma das principais novidades dessa nova geração de satélites é a possibilidade de realocação do sinal, permitindo que, se uma área tiver uma melhoria na conectividade, o satélite possa se concentrar em outra região com maior demanda.

No Brasil, 70% da capacidade do satélite voltada para o país será destinada às regiões Norte e Centro-Oeste.

O investimento, que não foi divulgado, está na casa das centenas de milhões de dólares. Os satélites ViaSat-1 e ViaSat-2, lançados em 2011 e 2017, têm capacidade de cerca de 500 Gbps juntos, enquanto cada ViaSat-3 tem capacidade de banda de 1 Tbps.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas