Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Economista é eleito presidente do Paraguai

Com 1.227.373 votos, o equivalente a 42,75%, o economista Santiago Peña, do Partido Colorado, foi eleito presidente do Paraguai e vai comandar o país pelos próximos 5 anos. A vitória do ex-ministro da Fazenda do governo Horácio Cartes foi confirmada pelo presidente do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral, Jorge Bogarín González. Ao lado de “Santi”, Pedro Alliana foi eleito como vice-presidente.

A dupla derrotou Efraín Alegre e Sole Núñez, do bloco Concertação Nacional por um Novo Paraguai, unindo partidos de esquerda com o Partido Liberal Radical Autêntico. Ao contrário do Brasil, a eleição, no Paraguai, é encerrada em um único turno.

A vitória do economista mantém a influência do tradicional Partido Colorado, sigla conservadora que está no poder no Paraguai desde a década de 50. A única derrota da sigla nesse período foi em 2008, quando o ex-bispo Fernando Lugo derrotou a candidata da Associação Nacional Republicana – nome oficial da agremiação partidária.

Peña obteve o reconhecimento da vitória por várias lideranças, dentre elas, o atual presidente Mario Abdo Benítez, que informou a disposição para ajudar no processo de transição: “Emprego, investimento em capital humano, saúde, educação. Os próximos anos podem ser os melhores para o Paraguai. Mas temos que colocar em prática todo o nosso conhecimento, experiência e determinação”.

Já o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou o economista e informou o desejo de fortalecer os laços com o Paraguai: “Parabéns ao presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, pela vitória nas eleições. Boa sorte no seu mandato. Vamos trabalhar juntos por relações cada vez melhores e mais fortes entre nossos países, e por uma América do Sul com mais união, desenvolvimento e prosperidade”.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas