Nos primórdios do streaming, um dos principais apelos era assistir conteúdo sem interrupção de comerciais. Entretanto, um novo relatório do Why Group da Horizon Media mostra que a opinião do público mudou drasticamente. O estudo constata que, devido à inflação recorde, as pessoas agora procuram opções de streaming suportadas por anúncios como forma de economizar dinheiro.
O relatório revela que as assinaturas de streaming suportadas por anúncios tiveram um aumento de sete pontos e uma em cada três pessoas que cancelam um serviço de streaming o fazem para mudar para um serviço com suporte a anúncios.
A vice-presidente sênior de inteligência cultural da Horizon Media, Maxine Gurevich, explica que a mudança de atitude em relação aos anúncios e streaming não se deve às pessoas, mas sim aos tempos econômicos.
Gurevich diz que, embora 90% dos entrevistados estejam cientes da inflação e dois terços estejam preocupados com seu impacto, as pessoas ainda precisam de entretenimento como uma “válvula de escape” para aliviar a pressão econômica que sentem. Como resultado, muitos estão dispostos a assistir a anúncios se isso significar uma economia significativa em suas despesas de entretenimento.
Curiosamente, a pesquisa também constatou que os jovens, que cresceram com serviços de streaming e sem anúncios, são os que mais desejam níveis de anúncios.
Os consumidores mais jovens que estão sentindo mais aperto financeiro afirmam que assistir com anúncios é uma opção viável se isso significar que eles não precisam gastar tanto em taxas de assinatura. No entanto, Gurevich destaca que a chave para o sucesso futuro será maximizar a relevância dos anúncios e minimizar a sensação de intrusão.