Enquanto grandes empresas do setor pet, como Cobasi, Petlove e Petz, concentram seus esforços em lojas cada vez maiores, visando aumentar sua participação de mercado, a Petland, rede de petshops originária dos Estados Unidos, está direcionando sua atenção para os pequenos negócios do setor como forma de alcançar o mesmo objetivo.
Essa estratégia pode parecer contraintuitiva, mas não é. De acordo com o levantamento do IPB (Instituto Pet Brasil) realizado em 2021, o setor pet fatura mais de R$ 50 bilhões por ano no Brasil, e 48% desse valor, cerca de R$ 25 bilhões, provêm de pequenos e médios pet shops. Foi nesse cenário que o CEO e fundador da Petland, Rodrigo Albuquerque, encontrou sua oportunidade.
Ao analisar o mercado pet em 2014, quando a Petland começou suas operações, Albuquerque percebeu que o segmento de lojas grandes já estava saturado, mas ninguém estava prestando atenção nas lojas de bairro, que representam quase metade do mercado total.
Assim, ele decidiu aproveitar uma marca forte e trazê-la para o Brasil, acreditando que seu modelo de negócio seria bem-sucedido.
Inicialmente, a Petland focava na abertura de novas lojas, todas elas franquias. No entanto, em pouco tempo, a empresa percebeu a grande oportunidade de transformar pet shops já existentes em unidades da franquia. Para isso, a empresa passou a desenvolver novos serviços, como treinamentos e mentorias, buscando padronizar a qualidade dos serviços em todas as lojas que carregam a marca Petland.
Com os resultados positivos alcançados ao longo do tempo, o CEO começou a criar novas fontes de receita para o negócio, desenvolvendo outros empreendimentos no setor. Hoje, a rede já possui seis marcas sob seu guarda-chuva, incluindo a Dra. Mei (clínica veterinária), Afiliado Geração Pet, 100% Pet, Pet Choice (marca própria de produtos), Pet Pay (soluções financeiras) e LogLand (Centro de Distribuição).
Atualmente, a marca possui 160 unidades em operação, 72 clínicas Dra. Mei e registrou vendas de cerca de R$ 340 milhões em 2022. Agora, a meta é alcançar 2.500 lojas nos próximos cinco ou seis anos e transformar a vida de 2.500 famílias.










