Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Equinor investirá US$ 9 bilhões na Bacia de Campos

A alta nos preços do petróleo é atribuída a outros fatores, como a imposição de sanções dos Estados Unidos ao petróleo russo e uma revisão para cima das projeções de queda nos estoques no quarto trimestre.
(Foto: Bahadir CIVAN/Pexels)

A empresa norueguesa Equinor alcançou a decisão final de investimento para o desenvolvimento do bloco BM-C-33, localizado a cerca de 200 km da costa, na Bacia de Campos. Esse bloco abrange diversas descobertas no pré-sal, como Pão de Açúcar, Gávea e Seat. Em parceria com Repsol Sinopec e Petrobrás, a Equinor será a operadora do bloco e planeja investir um total de US$ 9 bilhões. A produção está prevista para iniciar em 2028.

De acordo com a petroleira norueguesa, o bloco BM-C-33 possui reservas recuperáveis de mais de um bilhão de barris de óleo equivalente, abrangendo gás natural e óleo/condensado. O projeto de desenvolvimento da área se baseia em um navio-plataforma (FPSO), capaz de processar gás e óleo/condensado e prepará-los para comercialização sem a necessidade de processamento em terra.

A embarcação terá capacidade de produção de 16 milhões de metros cúbicos de gás por dia, com uma vazão média de escoamento esperada de 14 milhões de metros cúbicos por dia.

O BM-C-33 é um dos principais projetos do país para fornecer novos volumes de gás, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do mercado doméstico de gás. O gás escoado poderá atender a 15% da demanda total de gás do Brasil no início da produção, contribuindo para a segurança energética e o desenvolvimento econômico do país, além de criar novas oportunidades de emprego localmente.

A Equinor destaca que o projeto do BM-C-33 será o primeiro no Brasil a processar gás offshore e entregá-lo diretamente à rede nacional, eliminando a necessidade de processamento em terra. O gás será escoado por meio de um gasoduto offshore de 200 km, partindo do FPSO em direção a Cabiúnas, na cidade de Macaé, estado do Rio de Janeiro. Já os líquidos serão escoados por meio de navios aliviadores.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas