A Caixa Econômica Federal lançou uma campanha nesta semana com o objetivo de incentivar os brasileiros a investirem na poupança, mesmo em um momento em que essa aplicação apresenta um dos menores rendimentos entre as opções de renda fixa, devido à taxa Selic em 13,75% ao ano.
De acordo com a presidente do banco, Maria Rita Serrano, a campanha surge como resposta aos resgates expressivos ocorridos na poupança nos últimos meses. Isso se deve ao fato de que a caderneta, juntamente com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), é uma das principais fontes de captação para sustentar os financiamentos imobiliários realizados pela Caixa.
“Com a taxa de juros altíssima, estamos enfrentando perdas na poupança. E, ao perder recursos na poupança, tornamos o investimento em habitação mais caro, pois precisamos buscar outros recursos mais custosos para continuar financiando a habitação”, afirmou a executiva durante uma conversa com jornalistas.
Apesar do aumento da Selic, que subiu de uma mínima histórica de 2% em março de 2021 para os atuais 13,75%, a remuneração da poupança permanece inalterada em 6,17% ao ano, mais a TR (Taxa Referencial). O rendimento da poupança é de 0,5% ao mês sempre que a Selic estiver acima de 8,5% ao ano. Quando a taxa básica é de até 8,5%, o rendimento da poupança equivale a 70% da Selic.
Diante da baixa rentabilidade, dados do Banco Central mostram que a poupança registrou um saque líquido de R$ 6,087 bilhões em março. No acumulado do primeiro trimestre, os resgates na aplicação já totalizam cerca de R$ 51,233 bilhões.
“A poupança é uma opção segura, não está sujeita à tributação de imposto de renda, e é importante desenvolver a cultura de poupar”, afirmou a presidente da Caixa.