De acordo com fontes familiarizadas com o assunto, os reguladores antitruste da União Europeia (UE) devem aprovar na próxima semana a aquisição da Activision pela Microsoft, no valor de US$ 69 bilhões (cerca de R$ 340 bilhões). Essa decisão ocorre três semanas após a autoridade de defesa da concorrência do Reino Unido bloquear o negócio devido a preocupações com a competição no mercado de streaming de jogos.
A expectativa é de que a autoridade antitruste da União Europeia aprove a aquisição após a Microsoft concordar em fazer acordos de licenciamento de streaming com empresas como Nvidia, Boosteroid e Ubitus.
Além disso, a Microsoft estabeleceu acordos com a Nintendo e a Valve, proprietária da plataforma de distribuição de jogos Steam, para disponibilizar o título “Call of Duty”, da Activision, em suas plataformas caso a compra seja concluída.
A Comissão da União Europeia, que estabeleceu o prazo de 22 de maio para a decisão, não fez comentários sobre o assunto. Enquanto isso, no Japão, o negócio foi aprovado em março, mas nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC) está tentando impedir o acordo.