A participação de mulheres no cenário empreendedor global tem crescido de maneira acelerada. No Brasil, elas representam quase metade dos mais de 43 milhões de proprietários de pequenos negócios, segundo o Global Entrepreneurship Monitor (GEM).
No mundo corporativo ou na jornada empreendedora, mulheres passam por diversas inseguranças, desafios e preconceitos, mas muitas vezes encontram apoio em outras mulheres para seguir em frente. Grupos de networking feminino e de afinidade em empresas são exemplos de como mulheres podem se organizar para dar suporte e inspirar umas às outras.
A Forbes reuniu grandes executivas e empresárias do Brasil para descobrir quem as inspirou para chegar ao topo. Confira:
- Sandra Chayo, sócia e diretora do Grupo HOPE: “A principal inspiração que tenho atualmente é a estilista e economista belga, Diane Von Furstenberg. Uma mulher que também é judia e com mãe sobrevivente do Holocausto, ela revolucionou a moda dos anos 70 com a criação do wrap dress (vestido envelope), que foi um símbolo do movimento feminista.”
- Emily Ewell, CEO e cofundadora da Pantys: “Uma pessoa que me deu coragem para empreender é a Sara Blakely. Fundadora da Spanx, marca de lingerie e shapewear, ela é responsável por moldar seu mercado de atuação nos Estados Unidos, com muito foco, energia positiva e sempre com o objetivo de apoiar mulheres e de criar um ambiente de sororidade.”
- Patrícia Lima, CEO da Simple Organic: “Como mulher empreendedora, me inspiro muito em pessoas que estão ao meu lado. A primeira delas é a Manu Bordasch, do Steal the Look, que hoje é uma das minhas maiores inspirações e tenho orgulho de falar que é uma das minhas melhores amigas. Outro nome é a pessoa que mais me inspira e que aprendo muito no dia a dia, é a Vivian Angiolucci, executiva da Hypera, grupo que comprou a Simple Organic.
- Karla Felmanas, vice-presidente da CIMED: “A mulher que mais me inspirou na vida foi a minha mãe, Claudia Marques. Ela que foi fundamental para a Cimed se tornar o que é hoje e trabalhou lado a lado com o meu pai para construir a empresa e a família da qual tenho muito orgulho de fazer parte.”
- Manuela Bordasch, CEO e fundadora do Steal The Look: “Faço parte de uma confraria só de mulheres e tenho o privilégio de ter trocas diárias com quatro empreendedoras que admiro: Thais Roque, Carol Trentini, Jana Rosa e Patrícia Lima.”
- Juliana Ferraz, sócia da Holding Clube: “Uma mulher que me inspirou muito, e que segue neste papel até hoje, é a cantora e empresária Preta Gil. Além de ser uma amiga, mulher baiana e fora dos padrões estéticos impostos socialmente, Preta me ensinou a ser multifacetada.”
- Daniela Manique, CEO do Grupo Solvay: “Sendo engenheira química, Marie Curie sempre será uma referência nas suas experiências e descobertas incríveis na área de radioatividade. Ela trouxe esperança para toda uma geração e avanços incalculáveis na ciência e medicina. Na atualidade, uma referência para mim é Michelle Obama.”
- Lígia Buonamici, CEO da Liz Lingerie: “Tive a sorte de trabalhar em uma empresa na qual conheci uma mulher executiva muito forte, chamada Maria do Socorro. Na época, ela era diretora de marketing e produtos e foi a minha grande fonte inspiradora.”
- Manoela Mendes, diretora do Portfólio Reserve da Diageo: “Uma grande referência que tenho é uma mulher que está bem próxima a mim: a Paula Paschoal, que hoje é diretora do Google Pay para Latam e EMEA.”
- Susanna Marchionni, co-fundadora e CEO da Planet Smart City: “Um sonho que tenho é de, um dia, não ouvir mais falar de liderança feminina, simplesmente de liderança. As mulheres têm que fazer tudo melhor do que um homem para serem julgadas como aptas.”
- Anette Rivkind, diretora da Breton: “Desde pequena, meu interesse por decoração foi algo muito latente. Minha mãe, minha maior inspiração, sempre muito elegante, me incentivou e estimulou esse meu lado criativo e empreendedor. Também ressalto a importância de Olga Krell, uma grande mulher, à frente do seu tempo.”