Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

São Paulo recebe investimentos de R$ 41,5 bilhões no primeiro quadrimestre de 2023

Foto: Caio Pimenta/Secretaria de Turismo de São Paulo

A Pesquisa de Investimentos Anunciados no Estado de São Paulo (Piesp) divulgada pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) mostra que os investimentos de empresas públicas e privadas no estado de São Paulo no quadrimestre de 2023 foram de R$ 41,5 bilhões, um leve aumento em relação ao mesmo período de 2022, quando o montante foi de 41,4 bilhões.

Do total de investimento dos quatro primeiros meses deste ano, 37,6% correspondem a investimentos em serviços de informação, sendo seguidos por eletricidade e gás (26,1%) e atividades auxiliares de transportes (8,2%).

O município de Paulínia está à frente no volume de investimentos, com 37,6%, seguido de investimentos inter-regionais (26%) e da capital (9,1%). A abrangência Inter-regionais é utilizada pela Piesp para alocar os investimentos que englobam municípios de várias regiões, sem a discriminação do valor para cada uma delas.

Publicidade

Em relação ao tipo de investimento, 26,4% são de ampliação, e 73,6% de implantação. A Piesp classifica os investimentos pelo tipo de ação que ocorrerá ou que está ocorrendo, sendo de implantação os investimentos relacionados à instalação de novas empresas ou unidades locais no Estado, e de ampliação, referentes a gastos na expansão da empresa e/ou compra de máquinas e equipamentos para ampliar sua capacidade produtiva.

A Piesp faz o monitoramento sistemático e automatizado dos investimentos de empresas privadas e públicas no Estado, por meio da captação diária de anúncios publicados na imprensa. A equipe de coleta entra em contato com as empresas para confirmar tais anúncios e obter informações como tipo, período, valor e local do investimento.

As informações são divulgadas por tipo de investimento e setores de atividade econômica, organizadas por municípios e regiões administrativas.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado