A inovação é uma das principais prioridades corporativas em 2023, de acordo com o relatório Most Innovative Companies 2023: Reaching New Heights in Uncertain Times, do Boston Consulting Group (BCG). Segundo o levantamento, 79% das empresas colocam a inovação entre as três primeiras metas. O número está próximo do registrado em 2022 (75%) e perto da alta de 2019 (82%), antes da pandemia.
O BCG informou que “novos produtos” e “exploração de modelos de negócios adjacentes” são as duas áreas que mais recebem ênfase em inovação. O custo é um fator-chave para 62% dos entrevistados, além disso, as empresas permanecem otimistas: 42% esperam aumentar significativamente os gastos com inovação este ano.
De acordo com o relatório, para ser bem-sucedida nesse campo é necessário que a empresa faça três movimentos: priorizar a inovação, apostar no investimento e talento para isso, e estar pronta para transformar investimento em resultados.
Sobre o grupo das 50 mais inovadoras, o BCG informa que é um “grupo geograficamente diverso, dividido aproximadamente igualmente entre América do Norte e o resto do mundo”. Europa e Ásia estão bem representados, e o Oriente Médio entra na lista pela primeira vez com a Saudi Aramco na posição 41.
Conheça as 50 empresas mais inovadoras do mundo em 2023
- Apple
- Tesla
- Amazon
- Alphabet
- Microsoft
- Moderna
- Samsung
- Huawei
- BYD Company
- Siemens
- Pfizer
- J&J
- SpaceX
- Nvidia
- ExxonMobil
- Meta
- Nike
- IBM
- 3M
- Tata Group
- Rocha
- Oracle
- BioNTech
- Shell
- Schneider Electric
- P&G
- Nestlé
- General Electric
- Xiaomi
- Honeywell
- Sony
- Sinopec
- Hitachi
- McDonald’s
- Merck
- ByteDance
- Bosch
- Dell
- Glencore
- Stripe
- Saudi Aramco
- Coca-Cola
- Mercedes Benz Group
- Alibaba
- Walmart
- PetroChina
- NTT
- Lenovo
- BMW
- Unilever









