O Dia da Indústria é celebrado anualmente em 25 de maio. Essencial para o desenvolvimento do país, a Indústria corresponde ao setor secundário da economia, responsável pela transformação de matérias primas em produtos e bens de consumo nas mais diversas áreas como alimentação, vestuário, metalurgia, eletroeletrônica, automobilística, petroquímica, entre outras.
Esse setor é um dos carros-chefes da economia no Brasil, representando quase 70% da exportação de bens e serviços e 23,1% do Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, emprega um quinto de toda a mão de obra no país e ainda responde por 66,4% dos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
Nesse contexto, conheça 7 tecnologia, novidades e tendências em gestão, logística e automação, e-commerce e publicidade, para o segmento. Confira abaixo:
- Logística: A chamada inteligência de localização é uma das tendências de negócios que está movimentando uma soma milionária no mundo inteiro. De acordo com previsão da Future Marketing Insights, até o final deste ano o mercado de inteligência de localização atingirá um patrimônio de US$ 18,85 bilhões e, até 2033, ultrapassará a marca dos US$ 81,71 bilhões;
- Gestão: A automação de processos é umas das principais estratégias para melhorar a eficiência da indústria. Ferramentas como ERPs, são fundamentais nesta jornada e contribuem para que as áreas trabalhem de maneira integrada, reduzindo erros e aumentando a produtividade. Um bom sistema de gestão pode revolucionar a forma como a indústria organiza seus processos e realiza suas entregas. E principalmente, gerar a competitividade que precisa para sustentabilidade do negócio;
- Captação de recursos: A utilização de tokens pela blockchain para fazer transações já é uma realidade em vários mercados e tem se expandido para a indústria também. A blockchain é um espaço mais ágil e seguro para negociações que o próprio mercado financeiro tradicional. Ao substituir a intermediação de agentes humanos por códigos criptografados em um ambiente aberto, também consegue ser mais seguro e confiável para trocas financeiras;
- Varejo: A inteligência artificial pode evitar prejuízos e ajudar a indústria a tomar decisões para melhorar a experiência do consumidor na hora da compra. O planejamento de reposição de produtos e a produtividade da equipe que atua nessa área são otimizados, assim, é possível focar nos problemas, agilizar a reposição e melhorar resultados;
- E-commerce: Para melhorar a operação, várias indústrias apostam em tecnologias, como os softwares, que aumentam o controle e integram o maior número possível de soluções. Todos os processos ligados ao envio são colocados em uma única plataforma que carrega a marca da indústria vendedora: acompanhamento do objeto, coleta e análise de dados sobre as empresas de logística mais adequadas à entrega e sobre a operação interna, integrando ERP, e-commerce, marketplace e transportadoras em um único lugar;
- Sustentabilidade: A indústria florestal realiza o plantio de 1,5 milhão de árvores por dia no Brasil. O setor é responsável por gerar um PIB de R$ 244 bilhões por ano, segundo o anuário da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), e tem investido em tecnologia para melhorar os processos da jornada de produção. Por meio de sensores, hardwares e softwares instalados no maquinário florestal, é possível garantir mais eficiência e sustentabilidade;
- Publicidade: O cenário do varejo brasileiro está passando por uma revolução silenciosa impulsionada pela ascensão do retail media. A estratégia pode acontecer por meio de diferentes formatos: display on-site (dentro do varejo, com produtos patrocinados, vídeo, CRM) e off site (redes sociais, email, SMS e Whatsapp). Ainda há outros formatos em desenvolvimento, como o Digital Signage, que utiliza painéis eletrônicos em espaços públicos para divulgações, e a Connected TV, que utiliza recursos das Smart TVs como meio para publicidade.

 
								 
											

 
 

 






