Segundo o que revelou a pesquisa “Technology Industry CEO Outlook”, conduzida pela KPMG, 86% dos CEOs na América do Sul afirmam estar realizando uma estratégia agressiva de investimentos com foco em transformação digital e cibersegurança. O estudo contou com 44 respondentes dos setores de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da América do Sul, sendo nove do Brasil.
O objetivo dos investimentos mira a inovação, buscando um equilíbrio entre o esgotamento, que acelerou a transformação na pandemia (77%), e a necessidade de não parar esse processo, que resulta em competitividade e captação de clientes (79%).
O estudo também revela que mais de metade dos executivos (64%) prioriza a compra de novas tecnologias, evidenciando que o investimento digital continua sendo prioridade, e 36% deles fazem com o desenvolvimento das habilidades e capacidades de seus colaboradores.
Para os próximos três anos, as estratégias de crescimento dos CEOs entrevistados envolvem principalmente alianças estratégicas (34%) e crescimento orgânico (18%), mas também contemplam fusões e aquisições (16%), gerenciamento de riscos geopolíticos (16%), empreendimentos conjuntos (11%), e terceirização (5%).
Sobre questões operacionais, as prioridades estão focadas principalmente no aumento da adaptação às mudanças geopolíticas (30%), acelerar digitalização e conectividade (23%), melhorar a proposta de valor para os colaboradores (23%), e executar iniciativas ESG (14%).
“Os executivos do setor confiam no crescimento das suas empresas, veem oportunidades de inovação, e sabem quais são os caminhos para atingirem o sucesso”, em nota afirma Márcio Kanamaru, sócio líder de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da KPMGno Brasil e na América do Sul.
O relatório destacou ainda dados sobre propósito e agenda ESG das empresas de tecnologia. Para 89% dos respondentes, o propósito corporativo é importante ou muito importante para impulsionar o retorno aos acionistas, melhorar relações com o consumidor, e impulsionar o desempenho financeiro da empresa. Da mesma forma, 84% também consideram que é crucial para posicionar a marca, fortalecer o engajamento dos funcionários e a proposta de valor.









