A exportação de carne de frango realizada pela empresa brasileira BRF para países do Norte da África e do Oriente Médio, na Ásia atingiu novo recorde no primeiro trimestre de 2023.
Ao todo, entre janeiro e março, foram exportados pela BRF 222 mil toneladas do produto para abastecer o mercado Halal Mena, nome aplicado aos consumidores da região importadora. Esse quantitativo foi 13% acima no comparativo com a mesma remessa enviada no primeiro trimestre de 2022.
“De um lado, este recorde traduz a clara preferência de nossos consumidores e clientes pelas nossas marcas, Sadia em particular”, afirmou Igor Marti, o vice-presidente de Mercado Halal da BRF. “Do outro lado, reafirma as importantes melhorias operacionais que temos entregado globalmente.”
Segundo o jornal o Estado de São Paulo, o Brasil é considerado o maior fornecedor de comida halal do planeta. Essa nomenclatura, em árabe, faz referência aos alimentos liberados ao consumo pela religião muçulmana.
O faturamento do Brasil no 1T23 chegou a R$ 665 milhões com as vendas de carne de frango aos países da Organização para a Cooperação Islâmica. Os embarques para a região levaram 353 mil toneladas. Esse levantamento leva em conta não só países do Norte da África e do Oriente Médio: nele, são incluídos outras nações cuja religião predominante é a muçulmana, como a Indonésia.