Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

EUA e União Europeia preparam código de conduta sobre Inteligência Artificial

Na quarta-feira (31/05), em uma conferência para a imprensa, a União Europeia e os Estados Unidos anunciaram esboço de um código de conduta conjunto em relação à Inteligência Artificial (IA), que seria adotado voluntariamente.

A chefe de tecnologia da União Europeia, Margrethe Vestager e Antony Blinken, secretário de Estado americano, anunciaram a iniciativa. O rascunho do código de conduta sobre IA pode ser elaborado dentro de semanas, para fornecer salvaguardas enquanto novas leis são desenvolvidas.

Conforme afirmou Blinken, a intenção é “criar códigos de conduta voluntários disponíveis para todos os países com ideias semelhantes”, especialmente no momento em que as potências ocidentais estão preocupadas com a possibilidade de a China assumir a liderança na regulamentação da IA.

A Lei de Inteligência Artificial da União Europeia, com regras sobre reconhecimento facial e vigilância biométrica, ainda está em processo legislativo. “No melhor dos casos, entrará em vigor em dois anos e meio a três anos. Obviamente, é tarde demais”, disse Vestager a repórteres antes da reunião do TTC na Suécia. “Nós precisamos agir agora.”

Líderes dos países do G7 pediram no início deste mês o desenvolvimento de padrões técnicos para manter a IA “confiável”, com discussões internacionais sobre tópicos como governança, direitos autorais, transparência e ameaça de desinformação.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas