Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

S&P Global muda perspectiva de Nota de Crédito do Brasil para Positiva

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Na quarta-feira, 14 de junho, a agência de classificação de risco S&P Global anunciou uma alteração significativa para a economia brasileira elevando a perspectiva de rating de estável para positiva, uma melhoria que não acontecia desde 2019. A nova perspectiva é uma indicação de que o Brasil pode ser menos vulnerável ao risco no curto prazo, embora ainda enfrente desafios econômicos e financeiros.

A S&P Global manteve o rating de crédito soberano do Brasil em “BB-“, apontando que o país está dentro de um “grau especulativo”. Apesar do grau de especulação, a nova perspectiva “positiva” reforça a capacidade do Brasil de honrar seus compromissos financeiros, mesmo em condições adversas.

Em comunicado, a agência destacou “medidas contínuas” que estão sendo tomadas para melhorar a previsibilidade fiscal e a “resiliência institucional” do Brasil. “Nossa visão positiva baseia-se na perspectiva de que medidas contínuas para enfrentar a rigidez econômica e fiscal podem reforçar nossa visão da resiliência da estrutura institucional do Brasil e reduzir os riscos à sua flexibilidade monetária e posição externa líquida”, esclareceu a S&P.

Publicidade

Embora a agência reconheça que o Brasil ainda enfrenta um déficit fiscal provável, ressaltou que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acima do esperado e as mudanças na política fiscal podem levar a um “aumento menor do ônus da dívida”. Este movimento sinaliza uma maior certeza sobre a estabilidade das políticas fiscal e monetária, que podem acabar impulsionando o crescimento do PIB do país.

A S&P Global, anteriormente McGraw Hill Financial Inc., é uma provedora líder de ratings, benchmarks, análises e dados para os mercados de capital e commodities em todo o mundo. A alteração na perspectiva de crédito do Brasil reflete a sua análise contínua e detalhada das condições financeiras e econômicas do país.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado