Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Índice de Confiança das Micro e Pequenas Empresas (IC-MPE) revela otimismo

Imagem: Pixabay

De acordo com o Índice de Confiança das Micro e Pequenas Empresas (IC-MPE), um aumento sutil mas significativo foi observado em maio, subindo de 87,7 para 87,9 pontos. Este índice, monitorado conjuntamente pelo Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), apresenta um panorama de confiança abrangendo os principais setores da economia: Comércio, Serviços e Indústria de Transformação.

A expansão na confiança dos pequenos negócios de Serviços e Comércio contrabalançou uma leve queda observada na Indústria da Transformação. Destaca-se que o segmento de Serviços, pelo quarto mês consecutivo, registrou uma tendência ascendente de confiança. Este movimento resultou em um avanço de 2,5 pontos, alcançando 92,2 pontos em maio, o maior nível desde outubro do ano anterior. Entre os serviços que lideraram este aumento, encontram-se os que prestam assistência às famílias, como serviços de delivery.

Por outro lado, após um revés em abril, a confiança dos micros e pequenos empresários do setor de Comércio experimentou um renascimento em maio. Com um aumento de 2 pontos, a confiança neste setor atingiu 85,3 pontos. Este resultado pode estar associado ao aumento do salário-mínimo e a uma resiliente atividade no mercado de trabalho.

Publicidade

Entretanto, a confiança das micro e pequenas empresas que operam na Indústria de Transformação teve uma redução pelo terceiro mês consecutivo, marcando 85,4 pontos. Este é o nível mais baixo desde junho de 2020, com os segmentos de alimentos e metalurgia e produtos de metal contribuindo para essa queda.

Mesmo diante de desafios e incertezas, as micro e pequenas empresas mostram-se resilientes, com a confiança se mantendo em alta em setores cruciais. Esta tendência positiva é um sinal encorajador de que os pequenos negócios estão se adaptando e encontrando maneiras de prosperar no atual ambiente econômico. Acompanhar a evolução do IC-MPE torna-se assim essencial para compreender as dinâmicas e tendências do mercado.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado