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Amazon Prime processada pela FTC por obstáculos no cancelamento do serviço

Uma das maiores iniciativas da Amazon para enfrentar a concorrência da Microsoft e da Alphabet, as quais desenvolveram poderosas tecnologias de IA recentemente.
Foto: Divulgação

A gigante do comércio eletrônico, Amazon, está enfrentando uma ação movida pela FTC (Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos) por supostamente criar obstáculos ao cancelamento do serviço Amazon Prime. Esse pacote, com mais de 200 milhões de usuários ao redor do mundo, oferece frete grátis em produtos e acesso a serviços de streaming de filmes, séries e músicas.

A investigação conduzida pelas autoridades americanas aponta que a Amazon utilizava uma “interface manipuladora, coercitiva e enganosa” para fazer com que os usuários renovassem automaticamente suas assinaturas do Prime. A FTC alega que a empresa realizou alterações no processo de cancelamento após pressão do órgão, em abril de 2023.

A Amazon contesta as acusações, afirmando que são “falsas nos fatos e na lei” e que o cancelamento do serviço Prime é “claro e simples”. A empresa destaca que o processo foi anunciado sem aviso prévio, interrompendo as discussões em andamento com a FTC.

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Segundo a denúncia, executivos da Amazon se referiam ao processo de cancelamento como “Fluxo de Ilíada”, sugerindo intencionalmente dificuldades para concluir o processo. A FTC alega que os consumidores interessados em cancelar o serviço eram direcionados a um processo complexo, enquanto a inscrição no Prime era simples.

A Amazon agora enfrentará os desdobramentos legais do processo movido pela FTC, enquanto defende sua posição diante das acusações de dificultar o cancelamento do serviço Prime. Essa batalha pode ter repercussões significativas na indústria de comércio eletrônico e nas práticas de subscrição de serviços.

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