O mercado imobiliário está em constante mudança e um dos principais jogadores, o fundo imobiliário Galapagos Fundos de Fundos (GCFF11) da Galapagos Capital, anunciou recentemente que está encerrando suas operações. O fundo divulgou que irá realizar a amortização total e a subsequente liquidação. Mas o que isso significa para os investidores? Vamos explicar de maneira simples para que todos possam entender.
A “amortização total” é um termo sofisticado que basicamente significa que o fundo está fechando e devolvendo o valor do seu patrimônio aos investidores. No caso do GCFF11, este processo será realizado por meio de uma partilha de cotas de outro fundo imobiliário, o Galapagos Recebíveis Imobiliários (GCRI11). A proporção exata de partilha ainda será divulgada.
Em outras palavras, as cotas que os investidores possuíam no GCFF11 serão convertidas em cotas do GCRI11. Após o pagamento dos custos necessários para o encerramento do fundo, os investidores também receberão uma partilha dos recursos remanescentes em caixa.
A Galapagos Capital planeja realizar a liquidação e a amortização total do GCFF11 em até 90 dias após o encerramento da terceira emissão de cotas do fundo imobiliário, que ocorreu em 20 de junho. No entanto, o último dia de negócios do GCFF11 será em 27 de junho, após o qual as negociações serão suspensas.
Estima-se que a conversão de cotas do GCFF11 para o GCRI11 ocorra em 31 de julho. Na mesma data, o fundo também deverá anunciar o pagamento do valor da amortização, referente ao caixa remanescente após o pagamento de custos de encerramento.
Para os investidores, a mudança pode parecer um pouco complexa, mas não é motivo para alarme. A Galapagos Capital assegura que os investidores estarão em boas mãos com o GCRI11 e os fundos remanescentes do GCFF11.