Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

TAP Acusada de Greenwashing: Associações de Consumidores Denunciam

(Foto: divulgação)

As associações europeias de consumidores, BEUC e Deco, juntamente com outras 22 organizações, acusam a TAP e mais 16 companhias aéreas de participar em práticas de greenwashing. Segundo as organizações, essas companhias aéreas fazem “alegações enganosas” sobre a redução de emissões e mitigação de impactos ambientais. A informação é do portal português Público Notícias.

As empresas, em todo o mundo, têm cada vez mais focado em questões ambientais, à medida que a sustentabilidade ganha popularidade e torna-se um assunto frequente entre os stakeholders, incluindo clientes, fornecedores, funcionários e a comunidade local. No entanto, esse foco tem levado à emergência de novos desafios, como o greenwashing.

Mas, o que é greenwashing?

Publicidade

Greenwashing, termo inglês que pode ser traduzido como “lavagem verde”, é uma prática em que as empresas divulgam falsamente que seus produtos ou práticas são sustentáveis. Isso pode incluir a publicidade enganosa, informações imprecisas nos rótulos ou enfatizar um único componente sustentável enquanto oculta aspectos não sustentáveis.

Segundo as associações de consumidores, a TAP e as outras companhias aéreas envolvidas estão se envolvendo em práticas e alegações que são classificadas como greenwashing. Isso envolve o uso de informações enganosas sobre suas práticas ambientais, o que pode levar os consumidores a acreditarem que estão optando por serviços mais ecológicos do que realmente são.

O papel das companhias aéreas na proteção ambiental tornou-se especialmente crítico à medida que os impactos das mudanças climáticas se tornam cada vez mais aparentes. Consumidores e investidores estão cada vez mais atentos à responsabilidade ambiental das empresas, tornando o greenwashing não apenas antiético, mas também potencialmente prejudicial para a reputação da empresa.

As associações pedem maior transparência e responsabilidade por parte das companhias aéreas e solicitam que órgãos reguladores tomem medidas para coibir práticas de greenwashing. É essencial que as empresas adotem práticas sustentáveis autênticas e comuniquem de forma honesta e transparente com os seus stakeholders sobre os esforços ambientais.

Avião da portuguesa TAP – Foto: Divulgação

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado