Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Semana decisiva para política monetária brasileira: acompanhe a ata do Copom, IPCA-15, relatório trimestral de inflação e reunião do CMN

As ações da Evergrande, responsável por cerca de 3,8 milhões de empregos em vários países, caíram 10,24% após o anúncio de que os juros da dívida da empresa não seriam pagos aos credores, e fecharam o dia em US$ 2,28 - uma queda acumulada de 84,7% desde o início do ano.

As decisões do Comitê de Política Monetária (Copom) trouxeram uma abordagem mais hawkish (duro) que o esperado, gerando divisões no mercado. A expectativa é se os cortes de juros começarão em agosto ou setembro. Porém, os eventos dos próximos dias serão cruciais para os próximos passos da política monetária.

Na terça-feira (27), será divulgada a ata do Copom e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) de junho. Já na quinta-feira (29), teremos o Relatório Trimestral de Inflação e a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN).

“A prévia da inflação (IPCA-15) estará sob os holofotes, especialmente após as surpresas baixistas de maio e a sinalização do Banco Central de que as decisões de juros dependerão da evolução dos dados econômicos”, disse a XP.

Publicidade

Os juros futuros devem ser impactados por esses eventos, guiando altas do Ibovespa caso haja um cenário para corte de juros mais intensos pelo Banco Central, ou baixas se sinalizar a necessidade de um BC cauteloso. A expectativa de corte de juros tem sido o grande catalisador para o mercado brasileiro, impactando os ativos de riscos.

Confira a seguir os detalhes de cada evento:

Terça-feira

8h: Ata do Copom

A ata trará a visão do Copom sobre as incertezas fiscais, a evolução do cenário externo, a dinâmica do crédito doméstico e como isso pode impactar a política monetária.

9h: IPCA-15 de junho

A projeção Refinitiv aponta para um IPCA-15 de junho com leve variação positiva. A Eleven prevê avanço superior, enquanto o Itaú espera uma ligeira deflação.

Quinta-feira

8h: Relatório Trimestral de Inflação

O BC divulgará o Relatório de Inflação referente ao segundo trimestre. Segundo o Goldman Sachs, é crucial prestar atenção nas projeções para o primeiro semestre de 2025.

15h: Reunião do CMN

O CMN se reunirá na quinta-feira à tarde, discutindo as metas de inflação na reunião de junho.

Portanto, esteja atento aos próximos dias, pois decisões importantes para a política monetária do Brasil serão tomadas.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado