Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Turismo Rural em ascensão: Natureza e tranquilidade seduzem 74% dos viajantes

A segunda edição da pesquisa “Demanda Turismo Rural”, realizada entre 20 de abril e 31 de maio de 2023, revela uma crescente preferência dos viajantes brasileiros pelo turismo rural. O levantamento foi divulgado pelo Ministério do Turismo em colaboração com a SPRINT Dados e a Rede Turismo Rural Consciente.

A proximidade com a natureza e a busca por “paz e tranquilidade” são os principais atrativos que levam 70% dos viajantes a optar pelo turismo rural. A autenticidade da comida caseira também figura como um fator essencial, sendo mencionada por 73% dos entrevistados.

Dentre as atividades, as trilhas se destacam, sendo a escolha de 60% dos turistas. O levantamento também aponta que 50% dos viajantes buscam destinos que ofereçam oportunidades de aprendizado. Notavelmente, a sustentabilidade é uma tendência crescente, com 47% dos entrevistados demonstrando interesse.

Publicidade

Minas Gerais surge como o estado mais procurado para o turismo rural, escolhido por 42% dos entrevistados. Segundo a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, “A atividade turística rural no Brasil possui um potencial incrível para impulsionar a economia local e promover o desenvolvimento sustentável das áreas rurais”.

Nesta edição, a pesquisa contou com 1.615 participantes, cinco vezes mais que na edição anterior. São Paulo teve o maior número de respostas, seguido por Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

As famílias são o público predominante, realizando em média três viagens por ano, o que representa 14% do total. Os feriados prolongados são momentos-chave para o crescimento das viagens ao meio rural.

O estudo também enfatiza a importância das redes sociais para os empreendimentos rurais, pois 52% dos empreendimentos conhecidos foram descobertos através dessas plataformas. Isso sublinha a necessidade de os negócios estarem presentes e ativos nas redes sociais para alcançar seu público-alvo.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado