Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Superintendente da Sudene propõe mais fundos para microempreendedores

Danilo Cabral, superintendente da Sudene

Danilo Cabral, superintendente da Sudene, enfatizou a necessidade de integração institucional e de ampliação do diálogo com a sociedade durante uma audiência pública do Senado, realizada na última terça-feira (4/7). Proposta pelo senador Beto Faro (PT-PA), a reunião aconteceu na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo.

Cabral pontuou a importância de fortalecer a articulação política e o planejamento local com o Governo Federal, destacando que essa é uma prioridade do Governo Lula e da gestão do ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Uma de suas principais propostas é a democratização do financiamento para micro e pequenos empreendedores. Segundo ele, é fundamental abrir espaço para esses agentes econômicos, principalmente considerando que o Nordeste dispõe, em 2023, de recursos da ordem de R$ 40 bilhões provenientes dos Fundos de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

Cabral também ressaltou os incentivos fiscais da Sudene, disponíveis para os empreendimentos localizados e em operação na área de atuação da Superintendência. Ele argumenta que a integração deve ser aplicada entre as instituições de financiamento para otimizar os recursos investidos na região.

Em fase de revisão, o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) foi mencionado como um grande aliado da Sudene. O superintendente informou que a nova versão do PRDNE será apresentada ao Conselho Deliberativo da Autarquia, em reunião marcada para o próximo dia 10.

Em uma nova visão de sustentabilidade, a Sudene vem financiando projetos de energia renovável por meio do FDNE, aproveitando o potencial regional, responsável por 83% da energia limpa do Brasil.

No fechamento de sua participação na audiência pública, Danilo Cabral enfatizou seu compromisso em “construir e lutar por um Nordeste inovador, justo, próspero, reconhecido pela sua diversidade cultural, pela riqueza do seu bioma, pela força do seu povo e das instituições, onde as pessoas vivam com dignidade e qualidade”.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas