Em uma entrevista exclusiva ao jornal Economic News Brasil, o executivo de vendas Odmar Feitosa, especialista em comercialização de veículos premium da Newsedan Mercedes-Benz, revenda autorizada da marca no Ceará, detalhou os desafios, as tendências e as estratégias utilizadas no mercado automobilístico de luxo.
Feitosa ressaltou a importância de entender o cliente premium. “Eles são mais exigentes e sabem exatamente o que desejam”, disse. Para superar esses desafios, a estratégia adotada é mostrar a qualidade dos produtos Mercedes-Benz em relação ao que está disponível no mercado.
O relacionamento com o cliente é uma peça fundamental no processo de venda. Feitosa mencionou a importância dos test-drives, do tratamento VIP e da estrutura diferenciada da loja, que contribuem para uma experiência de compra diferenciada.
“Um Mercedes-Benz é destinado a quem tem paixão por automóveis e pelos valores que a marca agrega. Desempenho, segurança, conforto, requinte, durabilidade e respeito ao meio ambiente são alguns desses valores”, afirmou Feitosa ao definir o público-alvo da Mercedes-Benz.
O pós-venda é uma ferramenta vital no mercado de carros de luxo. “As peças são caras e demandam um atendimento especial e diferenciado”, explicou Feitosa.
Feitosa analisou o setor de venda de automóveis para o restante de 2023. Apesar de um início de ano menos aquecido, ele vê expectativa de melhoria nos próximos meses. “Eventos para movimentar o mercado e lançamentos previstos para o segundo semestre, como a linha de SUVs híbridos da Mercedes, devem impulsionar as vendas e aquecer o mercado como um todo”, destacou.
Odmar Feitosa mantém o otimismo para o mercado de carros premium no segundo semestre, acreditando que o trabalho realizado trará uma melhora significativa para o setor.
Curiosidade
O símbolo da Mercedes, uma estrela de três pontas, adotado desde 1916, representa a triplicidade das atividades da montadora naquela época: a fabricação de motores para uso em terra, mar e ar. Uma visão que remonta aos objetivos de Gottlieb Daimler, um dos fundadores, para a motorização universal.