O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o mercado japonês para a carne de frango brasileira será reaberto o mais rápido possível.
Fávaro destacou, em entrevista à CNN Brasil, que o Brasil possui um sistema seguro de produção avícola e é um dos poucos países do mundo a obter o status de não presença de gripe aviária em seus criatórios comerciais. Além disso, o país oferece especialidades que atendem às demandas do mercado japonês.
O Japão suspendeu temporariamente a importação de carne de frango de Santa Catarina e Espírito Santo após a detecção de casos de gripe aviária em fazendas não comerciais nesses estados.
O ministro Fávaro expressou sua confiança de que, com base nos indicativos do governo japonês, o mercado será reaberto o mais breve possível. Para facilitar esse processo, nos próximos dias, ele liderará uma delegação oficial que se reunirá com autoridades japonesas em Tóquio. O objetivo é ajustar as exigências de importação de aves e seus produtos às diretrizes da OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal), conforme divulgado pelo Ministério da Agricultura.
As exportações mensais de carne de frango provenientes de unidades catarinenses para o Japão representam menos de 3% do total exportado pelo Brasil, segundo informações da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Vale ressaltar que o Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango.
Santa Catarina é o segundo maior processador de carne de frango do país, ficando atrás apenas do Paraná. No estado, estão localizadas as fábricas de grandes exportadores brasileiros de alimentos. Já o Espírito Santo é um importante produtor de ovos.