A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) divulgou sua recomendação de impugnação da compra da DPA Brasil, empresa controlada pelas gigantes multinacionais Nestlé e Fonterra, pela francesa Lactalis. A operação, que foi anunciada no final do ano passado com um valor estimado de 700 milhões de reais, agora passará por avaliação no Tribunal do Cade.
A DPA Brasil, criada em 2003, destaca-se como a maior empresa brasileira no segmento de iogurtes, sobremesas lácteas e requeijão, detendo marcas conhecidas como Chambinho, Molico e Chandelle. A empresa possui duas fábricas, localizadas em Pernambuco e São Paulo.
O parecer emitido pela superintendência do Cade levanta preocupações concorrenciais relacionadas aos mercados nos Estados de São Paulo, Pernambuco, Paraná e Minas Gerais. Especificamente, as atenções voltam-se aos prováveis efeitos horizontais nos mercados de refrigerados lácteos, sobretudo leite fermentado, petit suisse e sobremesas lácteas.
Segundo comunicado oficial do Cade, o mercado nacional apresenta um número limitado de empresas concorrentes em escala nacional, além de baixa capacidade por parte dessas concorrentes para contestar o poder de mercado resultante da operação nos segmentos mencionados.
A superintendência destaca que a operação irá ampliar essa dificuldade, principalmente por conta do extenso portfólio de marcas da Lactalis e da DPA, bem como pelos ganhos de escala e escopo em marketing advindos dessa combinação. Adicionalmente, as empresas envolvidas já possuem acesso privilegiado e facilitado às prateleiras nos pontos de venda. No Brasil, a Lactalis é detentora de 13 marcas, incluindo nomes conhecidos como Parmalat, Batavo, Itambé e Poços de Caldas.
O parecer conclui que a redução do número de empresas no segmento de refrigerados lácteos, de três para dois “efetivos”, pode gerar um possível aumento de preços por parte dos concorrentes, em benefício conjunto e prejuízo aos consumidores. Agora, cabe ao Tribunal do Cade analisar a recomendação e deliberar sobre a operação em questão.