Reguladores federais dos Estados Unidos (EUA) apresentam proposta de padrões mais rigorosos de eficiência energética para automóveis e caminhões leves, enfatizando os benefícios financeiros aos consumidores e a redução da poluição.
A Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos EUA (NHTSA) divulgou, nesta sexta-feira(28), novos padrões de economia de combustível para os modelos de carro dos anos 2027 a 2032, regulando a distância que os veículos devem percorrer com um galão de combustível. Sob essas novas diretrizes, as montadoras seriam obrigadas a oferecer um portfólio de carros e caminhões leves com uma média de 58 milhas por galão até 2032, em contraste com as 49 milhas por galão exigidas atualmente para os modelos até 2026.
Importante ressaltar que a proposta da agência não impõe a obrigatoriedade de veículos elétricos (EV, na sigla em inglês), mas, muito provavelmente, incentivará a indústria a aumentar significativamente as vendas de EV para atender às metas propostas. “Os consumidores colherão economias significativas em geral”, afirmou Ann Carlson, administradora interina da NHTSA, durante uma conferência online com jornalistas.