Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Alibaba lança modelos de inteligência artificial para competir com a Meta

(Imagem: Alibaba/Divulgação)

A unidade de computação em nuvem da gigante chinesa de tecnologia Alibaba Group deu um importante passo nesta quinta-feira (3) ao lançar dois modelos de linguagem de grande porte (LLM) de código aberto, Qwen-7B e Qwen-7B-Chat.

Cada um desses modelos possui impressionantes 7 bilhões de parâmetros, que são indicativos de sua potência e capacidade. Essa iniciativa marca a primeira vez que uma grande empresa de tecnologia chinesa torna disponível seu LLM em código aberto.

O lançamento acontece logo após a Meta Platforms revelar seu próprio modelo de código aberto chamado Llama 2 no mês passado. A competição nesse campo está se intensificando, e os modelos de código aberto podem impactar a liderança da OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, e do Google, cujos modelos de IA cobram altas taxas dos usuários.

A Alibaba Cloud apresentou seu LLM chamado Tongyi Qianwen em abril, que possui várias versões com diferentes números de parâmetros. Os modelos Qwen-7B e Qwen-7B-Chat são versões menores do Tongyi Qianwen, destinadas a ajudar pequenas e médias empresas a adotarem a IA.

A empresa enfatizou o acesso aberto do código, dos pesos do modelo e da documentação dos dois modelos para acadêmicos, pesquisadores e instituições comerciais em todo o mundo. Contudo, empresas com mais de 100 milhões de usuários ativos mensais precisarão obter uma licença do Alibaba para utilizar os modelos. O mesmo vale para o Llama 2 da Meta, que exige uma licença para usuários com mais de 700 milhões de usuários.

Embora o Alibaba tenha anunciado que existem versões de seu Tongyi Qianwen com mais parâmetros, essas não foram disponibilizadas de forma aberta. A China tem buscado fortalecer sua posição no campo da IA e incentiva empresas locais, incluindo Tencent Holdings e Huawei, a desenvolverem modelos de IA locais e “controláveis” para competir com as empresas dos Estados Unidos.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas