A posse de Cristiano Zanin, como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), será nesta quinta-feira (03/08) às 16h, assumindo a vaga deixada por Ricardo Lewandowski, que se aposentou compulsoriamente. A cerimônia no STF promete ser breve, mas significativa, com cerca de 350 convidados, incluindo figuras proeminentes do governo, parlamentares e membros do Judiciário.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou presença no evento, que será aberto pela presidente da Corte, Rosa Weber. O ritual da posse inclui a execução do Hino Nacional e a condução de Zanin ao plenário pelos ministros André Mendonça e Gilmar Mendes. Após prestar juramento e assinar o termo de posse, o novo ministro receberá cumprimentos em um salão do tribunal, seguido por um coquetel à noite.
Quem é Cristiano Zanin?
Cristiano Zanin tem uma personalidade conservadora e reservada. Ele nasceu em Piracicaba e, aos 47 anos, possui uma carreira distinta, formando-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999. Especializado em litígios estratégicos em âmbitos empresariais e criminais, ele atua tanto em níveis nacionais quanto transnacionais.
Casado com Valeska Zanin Martins, com quem fundou a Zanin Martins Advogados em julho de 2022, e pai de três filhos, sua trajetória no STF deve durar até 2051. A jornada de 27 anos foi possibilitada por sua indicação pelo presidente Lula e aprovação pela CCJ do Senado e plenário da Casa.
Além de sua prática legal, Zanin ensinou Direito Civil e Direito Processual Civil na Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp). Ele mantém associações com várias entidades jurídicas e é conhecido como o principal advogado de Lula nas investigações da Operação Lava Jato, alcançando inúmeras vitórias em processos relacionados ao ex-presidente. Entre seus feitos significativos está a anulação das condenações do presidente Lula.