A secretária do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, expressou ontem, 2, que a recente decisão da agência Fitch de rebaixar o rating soberano do país não altera sua perspectiva otimista em relação à economia norte-americana.
Yellen classificou a ação da Fitch como “inadequada” e levantou dúvidas sobre os dados empregados pela agência de avaliação de riscos, afirmando que eles carecem de atualização e não capturam o atual período de expansão econômica.
A autoridade ressaltou que a atividade econômica nos Estados Unidos experimentou uma recuperação vigorosa desde a superação dos impactos iniciais da pandemia, mantendo-se resiliente e robusta. “Continuamos a liderar como uma economia dinâmica, pioneira e com um sistema financeiro sólido”, destacou. Em relação à previsão da Fitch sobre possíveis desafios fiscais e as repetidas disputas em torno do teto da dívida, Yellen reiterou tanto seu próprio compromisso quanto o do presidente norte-americano, Joe Biden, com a responsabilidade fiscal e financeira do país.